Seguros para funcionários: conheça os 5 essenciais!

A preocupação com a saúde e bem-estar dos colaboradores, não apenas a curto prazo, começou a fazer parte de muitas empresas. Afinal, essa é uma forma de valorizar a equipe e mostrar que a empresa se preocupa com o profissional como um todo, não apenas nas horas que ele está trabalhando.

É aí que entram os seguros para funcionários da empresa. Eles são muito importantes para a manutenção da motivação e engajamento da equipe, além de auxiliar o cuidado do time de colaboradores que geram os resultados do seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra!

Por que investir em seguros para funcionários da empresa?

Reflita um pouco sobre uma coisa: quem efetivamente garante bons resultados para o seu negócio? Independente da área de atuação, automação de processos e máquinas utilizada na empresa, o que realmente gera um diferencial capaz de proporcionar vantagem competitiva para um negócio são os colaboradores.

É aí que entra a importância de investir na proteção, segurança e bem-estar do time. Uma das formas de fazer isso é por meio de seguros para os funcionários.

Os seguros mostram que a empresa se preocupa e valoriza a equipe. Isso reflete diretamente na satisfação do funcionário com a empresa, o que impacta positivamente a motivação, engajamento e até mesmo a produtividade do time.

Porém os benefícios vão além desses elementos. Quando a sua empresa oferece seguros para os funcionários, acaba chamando atenção de profissionais disponíveis no mercado de trabalho. Isso significa que você desperta o desejo dos melhores talentos em fazer parte do negócio.

Dessa forma, quando abre um processo seletivo, atrai mais candidatos qualificados para preencher suas vagas, potencializando o time da sua empresa como um todo — assim como os seus resultados.

Ainda vale lembrar que os seguros oferecem segurança tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Isso porque eles se sentem amparados em caso de acidentes, doenças ou qualquer outra situação adversa.

Além disso, ainda existem categorias profissionais para as quais são obrigatórias alguns tipos de seguro — como o de vida —, de forma a garantir que a sua empresa e o funcionário estejam protegidos no caso de acidentes.

Quais são os melhores seguros para os funcionários da empresa?

Sabendo da importância de investir em seguros para os funcionários da empresa, é a hora de descobrir quais são os mais vantajosos para o negócio. Leia e descubra alguns que podem trazer ótimos resultados!

1. Seguro de vida

A finalidade de um seguro de vida é proteger a família e dependentes de uma pessoa caso algo aconteça com ela. Ou seja, em caso de morte, os familiares recebem dinheiro e não ficam desamparados. Além disso, alguns seguros de vida também oferecem proteção no caso de acidentes e invalidez.

Portanto, quando você oferece esse tipo de seguro para o seu colaborador, ele se sente mais protegido. Isso porque, apesar de ser um assunto difícil, é preciso admitir que acidentes podem acontecer a qualquer momento e há como evitá-los, mas não como impedir com total garantia.

O colaborador também sente que você se preocupa com a família e dependentes do profissional. Dessa forma, ficam mais satisfeitos com a empresa como um todo uma vez que percebem o investimento que você realiza no time.

2. Seguro de saúde

Seguro de saúde é um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores. Isso porque garante assistência em caso de doenças ou qualquer outro problema relacionado à integridade física do profissional.

Além disso, com esse seguro, o colaborador pode investir na própria saúde, realizando exames de rotina e consultas de check-up. Alguns seguros também podem ser estendidos para dependentes, o que aumenta as vantagens do benefício oferecido.

Dessa forma, além de garantir a satisfação do time, você ainda passa a contar com colaboradores saudáveis e bem-dispostos para a realização das atividades na empresa.

3. Seguro odontológico

Nem todos os seguros de saúde garantem acesso a serviços odontológicos. Dessa forma, é importante ficar atento também a esse benefício para a sua equipe.

Eles oferecem a possibilidade de tratamentos dentários, assim como odontologia preventiva — com limpezas anuais, por exemplo. Isso é muito bem-visto pelos colaboradores uma vez que demonstra preocupação em relação à saúde do profissional como um todo.

4. Seguro previdenciário

Seus colaboradores se preocupam com o futuro. Afinal, querem ter a certeza de uma aposentadoria tranquila após tantos anos de dedicação.

É aí que entra o seguro previdenciário, como uma forma de garantir essa proteção aos funcionários. Dessa maneira, você mostra que também se preocupa com o colaborador, mesmo após ele deixar a organização.

5. Seguro viagem

Em algumas empresas, os colaboradores precisam se deslocar até outras cidades do país para realizar atividades. A sua empresa é responsável por tudo que acontece, tanto no deslocamento quanto no local.

Portanto, o seguro viagem é uma forma de garantir proteção ao seu colaborador durante esse tipo de atividade. Além disso, protege a sua empresa contra qualquer tipo de acidente, o que, caso contrário, poderia gerar gastos e transtornos não previstos para o negócio.

O que levar em consideração na hora de escolher seguros para funcionários da empresa?

Na hora de escolher um seguro para os funcionários da empresa, é importante levar alguns elementos em consideração.

Em primeiro lugar, entenda qual o orçamento destinado a esses benefícios. A partir disso, é possível descobrir quais os tipos de seguros você pode contratar e determinar critérios para priorizar os mais importantes.

Você também precisa entender muito bem a sua empresa, elencando características do negócio como o número de colaboradores, tipo de atividades desenvolvidas, necessidades da equipe, entre outros.

Por fim, é importante sempre ficar atento às características da prestadora de serviços. Isso porque a qualidade do seguro depende diretamente da empresa que oferece o benefício. Portanto, faça vários orçamentos, mas pesquise também referências sobre os seguros, de forma a entender qual o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Oferecer seguro para funcionários da empresa é uma ótima forma de potencializar os resultados da equipe. Afinal, uma equipe que se sente protegida tende a ser mais motivada e engajada nas atividades. Portanto, entenda cada um dos tipos de seguro e descubra quais são aqueles que melhor se adéquam ao seu negócio.

Aproveite também para baixar o nosso e-book e descubra como fazer uma gestão de saúde e segurança do trabalho na sua empresa!

Autor

Escreva um comentário

Share This