5 seguros essenciais para a sua empresa: conheça!

Para manter uma empresa saudável no mercado, é necessário mais do que competitividade e boas práticas de gestão. É preciso antecipar e prevenir-se contra situações danosas que podem comprometer a perenidade do negócio. Para isso, é necessário ficar atento a um pacote de seguros essenciais que podem protegê-la.

Por melhor que seja a administração de uma empresa, há diversas situações que podem comprometer o seu desempenho. Um acidente, um roubo ou problemas de saúde que acometem seus colaboradores são exemplos de situações que podem ocorrer, de forma inesperada, e causar prejuízos ou outros danos aos seus negócios.

Confira, neste post, quais são os seguros mais indicados para proteger o seu negócio e saiba também qual a melhor forma de contratá-los.

Por que é tão importante investir em seguros?

Para quem tem dúvidas sobre a relevância de se investir em seguros, vale a pena fazer um breve exercício. Imagine que todos os esforços e investimentos dedicados ao seu negócio seja colocado em risco por conta de uma situação inesperada, imprevisível ou que, simplesmente, não possa ser administrada. É para estes casos que se deve contar com o seguro.

Muitas pessoas têm a tendência de enxergar o seguro como um custo extra, quando na realidade trata-se de um investimento na proteção do patrimônio da empresa, dos seus colaboradores e de sua capacidade produtiva, que pode ser comprometida por inúmeros eventos.

Quando uma empresa mapeia riscos e se protege por meio de um seguro, ela pode dedicar suas atenções inteiramente à sua atividade-fim, à conquista de novos mercados e às estratégias para encantar cada vez mais seus clientes.

Confira, a seguir, cinco dos principais seguros empresariais e descubra quais deles são mais importantes para a sua empresa.

1. Transporte de cargas

Não é nenhuma novidade que a violência é um dos grandes problemas no Brasil. Infelizmente, o transporte de cargas é uma atividade bastante visada, sendo alvo constante da criminalidade. Da mesma forma, o trânsito caótico, tanto nas estradas quanto na cidade, eleva consideravelmente o risco de acidentes no transporte de mercadorias.

As duas situações citadas no parágrafo anterior são mais do que suficientes para justificar os investimentos em um seguro para o transporte de cargas.

Empresas que atuam em ramos que envolvem o deslocamento de seus ativos não podem ficar a mercê da sorte, sob o risco de amargarem prejuízos consideráveis.

Mesmo que se aposte em outros meios para controlar os veículos que transportam os seus valores, como escoltas ou sistemas de monitoramento, somente o seguro garante o ressarcimento de perdas eventualmente registradas nesta atividade.

2. Seguro empresarial

A proteção patrimonial que a empresa necessita para o seu dia a dia pode ser garantida por meio da contratação de um seguro empresarial. Sua cobertura pode ser customizada de acordo com as demandas específicas da empresa, concentrando-se naquilo que se considera o mais importante para o seu funcionamento e sua perenidade.

As coberturas podem abranger desde imóveis até equipamentos, mercadorias e móveis, entre outros itens considerados essenciais para o funcionamento da organização.

A consultoria de um profissional especializado em seguro empresarial pode ser extremamente útil na definição do tipo de cobertura mais indicada para cada caso e qual a melhor forma de usá-lo para proteger o patrimônio da empresa.

3. Previdência privada

Embora não seja um formato de seguro que exatamente proteja a empresa contra algum fato externo, investir em previdência privada é uma maneira de garantir tranquilidade no que se refere à gestão de pessoas. Cada vez mais, este é um investimento essencial para a saúde das organizações.

Independentemente da área de atuação, os mercados atualmente encontram-se altamente competitivos, com todos perseguindo os mais elevados níveis de excelência e de produtividade. O capital humano pode ser o diferencial que fará a organização se destacar e se impor.

Um pacote de benefícios atrativo é essencial para atrair e manter os melhores talentos. A perspectiva de uma aposentadoria tranquila, turbinada por um bom plano de previdência complementar, pode ser um dos diferenciais para garantir o engajamento e a motivação de seus colaboradores.

4. Saúde empresarial

Para se buscar a máxima produtividade de seus colaboradores, é essencial garantir a eles a tranquilidade no que se refere aos cuidados com a sua saúde. Trata-se de uma preocupação que é imediatamente reconhecida pelos beneficiados e que também se reflete em engajamento e motivação.

Proteger a saúde de seus colaboradores significa combater o absenteísmo e a perda de produtividade. Quanto mais abrangente e completa for esta proteção, melhores os resultados deste investimento.

O ideal é apostar em soluções customizadas, planejadas a partir da análise do perfil e das demandas de seus colaboradores. Mas também é importante que este investimento seja acompanhado de uma eficiente gestão de risco, de forma a melhor aproveitá-lo, integrando prevenção e tratamento.

5. Seguro de vida

O seguro de vida é mais um produto com grande capacidade de valorizar o pacote de benefícios posto à disposição de seus colaboradores — tanto que é o segundo mais oferecido pelas empresas no Brasil, atrás apenas da assistência médica.

Ao oferecer seguro de vida aos seus colaboradores, a empresa está garantindo a eles uma proteção financeira no caso de um imprevisto. Ele cobre uma série de despesas, que vão do afastamento por acidente de trabalho até a morte natural ou acidental.

Além de garantir a valorização de sua força de trabalho, investir em um seguro de vida também é importante para a empresa adequar-se às normas sindicais. Isso porque, embora a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não determine a obrigatoriedade do empregador oferecê-lo, uma série de sindicatos o impõe nas negociações de acordos coletivos de trabalho.

Estes são alguns dos seguros essenciais que todas as empresas deveriam considerar no momento da contratação para garantir a proteção de seu patrimônio, dos seus colaboradores e de sua sustentabilidade.

Lembre-se de que o seguro não é uma despesa e, sim, um investimento na garantia de que os seus ativos estarão a salvo de qualquer imprevisto.

A Almanza é uma consultoria em seguros que pode auxiliar na condução deste investimento. Confira ainda como funciona nossa metodologia de trabalho e como podemos ajudar a sua empresa.

Autor

Escreva um comentário

Share This