5 razões para contratar um seguro de vida para seus funcionários

O seguro de vida para funcionários é o segundo benefício mais oferecido pelas empresas brasileiras, atrás apenas da assistência médica.

E não é para menos, visto que há uma série de vantagens relacionadas, como a retenção e a segurança dos talentos, por exemplo.

Cada vez mais gestores e empresários percebem que este é o momento de deixar de oferecer apenas o básico e definido pelas leis aos trabalhadores. Por isso, tem investido em benefícios complementares, como o seguro de vida.

De igual modo, é vantajoso ao negócio, já que gera vantagens sobre o imposto de renda, além de não ter um perfil predeterminado.

Nós reunimos tudo o que precisa saber sobre o assunto e as 5 razões para contratar um seguro de vida para funcionários, neste post. Continue a leitura para conferir!

1. Funcionários e familiares amparados

O primeiro benefício está na proteção financeira aos profissionais e familiares. Ninguém espera que um acidente ou imprevisto ocorra, porém, é sempre bom estar preparado para situações inesperadas.

O seguro de vida cobre uma série de despesas, como o afastamento por acidente de trabalho, morte natural ou acidental.

Infelizmente, mais de 700 mil pessoas sofrem acidentes de trabalho por ano, apenas no Brasil. Entre 2012 e 2016, foram mais de 13 mil mortes. Isso custa caro ao governo e às empresas, mas especialmente às famílias e aos próprios profissionais. Portanto, o seguro deve ser considerado crucial.

No caso de acidente de trabalho, por exemplo, a seguradora paga um valor adicional a partir do 16º dia de afastamento, de modo que seja possível manter tudo em ordem.

Já nas situações em que ocorre o falecimento, seja acidental ou por causa de doenças, o seguro de vida do trabalhador é pago aos dependentes previamente indicados, como forma de garantir o futuro da família.

2. Custo-benefício para a empresa

Se comparado a outros tipos de benefícios complementares, o seguro de vida tem um valor muito mais acessível.

Por ser destinado a um grupo de trabalhadores, o plano empresarial é mais barato que o individual. Ou seja, você pode contratar algumas das melhores coberturas do mercado por um baixo custo.

Os benefícios, por outro lado, são diversos! É possível fazer a dedução do pagamento do seguro de vida no imposto de renda. Além do que, a empresa demonstra um forte apreço pelo profissional e sua família, oferecendo uma cobertura mais ampla e tranquilidade nos momentos mais difíceis.

A verdade é que, cada vez mais, as empresas precisam pensar em ações com elevado custo-benefício, para manter a competitividade do negócio, o crescimento sustentável e o compromisso com os funcionários.

3. Valorização do funcionário

No passado, os funcionários eram vistos como meras ferramentas de trabalho e, por isso, tinham poucos direitos e muitas obrigações.

Hoje, no entanto, é preciso de talentos cada vez mais preparados e motivados para entregar um bom resultado, visto que o mercado está realmente competitivo. Por causa disso, a valorização dos funcionários é inevitável.

O seguro de vida é uma forma de mostrar que sua empresa valoriza o talento e sua família, bem como se preocupa com a segurança, saúde e bem-estar dos funcionários no trabalho.

Pode até parecer algo simples, mas não é! Para se ter uma ideia, a correta valorização reduz o desligamento de talentos, aumenta a retenção de profissionais e até melhora o desempenho econômico do negócio.

Além disso, ao investir no seguro de vida, a empresa está suprindo uma das necessidades mais básicas dos seus funcionários: a de segurança.

De acordo com o psicólogo Abraham Maslow, famoso criador da pirâmide das necessidades, os profissionais só podem agir com motivação quando suas necessidades básicas, como a segurança, são supridas.

4. Adequação às normas sindicais

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não determina o pagamento de seguro de vida aos empregados, mas alguns acordos sindicais podem impor essa obrigação. Profissionais da engenharia civil, trabalhadores envolvidos na coleta de lixo e motoristas são bons exemplos disso. Para eles, o benefício do seguro de vida é uma necessidade básica e obrigatória.

Se o seu sindicado exige a aquisição do seguro de vida, o melhor caminho é se adequar as regras. Caso contrário, a empresa poderá ser penalizada, além de pagar multas e até responder judicialmente pelo descumprimento contratual.

Assim, o seguro de vida pode ter um valor ínfimo, se comparado aos problemas decorrentes da inobservância desses acordos.

Para saber se seus profissionais têm direito ao seguro, o ideal é entrar em contato com o seu próprio sindicato. Infelizmente, muitos empresários enxergam os sindicados como inimigos que devem ser combatidos, o que é um grande equívoco. Afinal, existem para representar os funcionários e, em muitos casos, podem ser fortes aliados da empresa.

5. Não tem perfil predeterminado

Uma grande dúvida para definir o pacote de benefícios é a sua adequação ao perfil dos funcionários. O auxílio-creche, por exemplo, pode ser um ótimo benefício aos pais ou mães de famílias, mas nem um pouco atraente aos jovens sem filhos.

O vale-cultura, por outro lado, pode ser uma grande vantagem aos jovens, mas sem sentido algum para os pais de crianças que não têm tempo para shows ou eventos culturais.

O seguro de vida interessa a todos, afinal de contas, imprevistos não escolhem idade, gênero, raça ou classe econômica. Todos, do mais simples operário ao diretor-executivo, estão sujeitos a imprevistos e devem estar devidamente preparados. Logo, o seguro de vida tem um perfil generalista e diz respeito a todos os profissionais.

Não por acaso, segundo pesquisa, o seguro de vida está entre os 10 benefícios mais desejados pelos funcionários brasileiros, e é visto como essencial por mais de 32% dos talentos.

Ele traz segurança ao que está sendo feito, independentemente de idade ou posição dentro da empresa, resultando em produtividade e bem-estar no trabalho.

Enfim, essas são algumas das principais razões para contratar o seguro de vida para funcionários. Eles certamente se sentirão mais amparados e terão mais tranquilidade quanto aos seus familiares. A empresa, por sua vez, poderá se adequar aos acordos sindicais, obter um ótimo custo-benefício e valorizar os seus talentos.

Você está por dentro do tema, certo? Agora, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir as soluções que temos. Até lá!

Autor

Escreva um comentário

Share This