Segurança patrimonial: como garantir em sua empresa?

Qualquer que seja o segmento de atuação, o patrimônio de sua empresa é a base de todo o sucesso do negócio. Assim, garantir que tudo esteja disponível sempre e em boas condições deve fazer parte dos principais cuidados da gestão.

Nesse sentido, a segurança patrimonial de sua empresa é imprescindível e não pode ser deixada para depois. Para alcançá-la, algumas iniciativas são indispensáveis a fim de que tudo esteja bem.

Continue neste post e saiba como garantir mais segurança patrimonial para sua empresa!

Desenvolvimento de uma cultura de segurança na empresa

Como o cuidado com a saúde, a segurança não deve ser apenas um aspecto administrativo, mas parte integrante da rotina da empresa. Assim, para a implementação de medidas efetivas, você deve considerar o desenvolvimento de uma verdadeira cultura de segurança.

Esse cuidado deve envolver todos os que atuam dentro ou fora do espaço físico, inclusive o pessoal terceirizado. Com isso, pequenas e grandes decisões estarão sempre imbuídas das considerações de segurança necessárias.

É assim, por exemplo, que a atenção com o acesso às instalações deve estar presente e ser observada por todos, tanto quanto a certeza de que o patrimônio está segurado contra imprevistos.

Contratação de um seguro empresarial

O seguro empresarial é uma modalidade de seguro que tem por objetivo a proteção contra diversos riscos comuns às empresas. Por sua vez, toma por base a atividade específica desenvolvida pela contratante.

Desse modo, a apólice pode ser moldada às suas necessidades, a partir de um plano básico. Com isso, cada seguro torna-se único e desenhado para o que você considera importante em sua empresa.

Por essa razão, é essencial a assistência de uma boa corretora de seguros, especializada em seguro empresarial. Ela será capaz de orientá-lo quanto às coberturas adequadas ao seu negócio e com a melhor proteção para o seu patrimônio.

Implantação de um sistema de segurança

As instalações da empresa precisam estar protegidas por um sistema de segurança planejado e adequado para as características locais.

Como se faz com a segurança do trabalho, cada situação também deve ser avaliada para a segurança patrimonial. Alguns aspectos mais importantes devem ser considerados:

Controle de acesso

Existem diversas alternativas para o controle de acesso que levam em conta pessoas, veículos, carga e a própria arquitetura das instalações. Assim, uma boa avaliação por um especialista poderá apontar o controle mais adequado para sua empresa.

Câmeras de segurança

As câmeras de segurança são indispensáveis e um forte inibidor de inciativas mal-intencionadas. Quase sempre constituem a base de um sistema de vigilância para a segurança patrimonial.

A possibilidade de gravação das imagens com atualizações programadas tem se configurado como elemento-chave nas investigações de imprevistos.

Monitoramento 24 horas

Um sistema de monitoramento 24 horas constitui uma das ferramentas responsáveis por reduzir o sentimento de insegurança que afeta a qualidade de vida.

Utilizando câmeras associadas a alarmes, faz uso de uma central de monitoramento permanente. Assim, permite a visualização de qualquer evento e o acionamento imediato, no caso de uma invasão, para a devida tomada de decisão.

Você agora já tem uma boa base para garantir a segurança patrimonial de sua empresa! Tenha muita atenção com os pontos levantados e garanta que todo o seu patrimônio esteja bem cuidado.

Se gostou deste post, continue a leitura e veja como garantir o bem-estar corporativo em uma grande empresa.

Autor

Escreva um comentário

Share This