Por que fazer o mapeamento da saúde dos funcionários? Entenda!

Você quer implementar ações que promovam a saúde e o bem estar dos seus colaboradores. Mas sabe por onde começar? Entende quais são as principais necessidades da equipe nesse aspecto?

O mapeamento da saúde dos funcionários pode ser o seu maior aliado nesse sentido. Isso porque esse processo revela indicadores poderosos sobre o perfil da sua equipe e as estratégias mais eficientes para a sua organização.

Então, que tal continuar a leitura e descobrir mais sobre o assunto?

O que é e como funciona o mapeamento da saúde dos funcionários?

O mapeamento da saúde dos funcionários nada mais é do que uma forma de acessar os principais indicadores de saúde e comportamento relacionados a esse conceito dos seus funcionários — tanto dentro quanto fora da empresa. Portanto, é uma forma de entender como está a saúde da equipe e qual o padrão de cuidado que cada colaborador tem consigo.

Para isso, são utilizadas algumas estratégias específicas. A principal delas é um questionário desenvolvido especialmente para o mapeamento da saúde dos funcionários.

Esse questionário contém perguntas sobre os hábitos alimentares de cada membro da equipe,prática de atividades físicas, vícios e padrão de consumo de álcool, histórico familiar relacionado a doenças (como diabetes), assim como a percepção do colaborador sobre a própria saúde. Além disso, você pode incluir mais perguntas de acordo com as necessidades da empresa.

O questionário pode ser aplicado presencialmente ou de forma virtual. A primeira maneira possibilita uma conversa mais aberta com o funcionário, de forma a acessar também elementos psicológicos e emocionais relacionados à saúde. Já a segunda maneira permite que o colaborador responda o questionário rapidamente e de qualquer lugar, economizando recursos e tempo.

Outras estratégias também podem ser analisadas, tanto no questionário quanto com a contratação de uma equipe especializada. Esse é o caso de níveis de glicemia no sangue, IMC, pressão arterial, peso, altura, entre outros.

Tudo isso faz parte de um mapeamento da saúde dos funcionários eficiente e eficaz, gerando uma série de insumos para a sua empresa.

Qual a importância do mapeamento da saúde dos funcionários?

Como você já deve ter percebido, o mapeamento da saúde dos funcionários pode ser uma ferramenta muito importante para a sua empresa.

Isso porque já foi constatado que colaboradores saudáveis são mais motivados e produtivos. Além disso, as empresas, atualmente, tendem a não se preocupar apenas com o desempenho dos colaboradores no ambiente de trabalho, considerando o funcionário como uma pessoa completa — que possui desejos e necessidades individuais.

Diante desse cenário, é importante criar uma cultura de saúde na empresa, encorajando a equipe a adotar comportamentos e práticas positivas para a vida, dentro e fora do trabalho. Nesse aspecto, o mapeamento é uma ferramenta extremamente importante.

Ela permite que você conheça melhor a equipe, identificando os padrões de comportamento predominantes na empresa. Além disso, é possível fazer um diagnóstico sobre a condição física dos colaboradores como um todo, entendendo melhor quais são os principais pontos de atenção e criando as melhores estratégias para a equipe.

  A ferramenta permite, assim, entender onde é necessário concentrar esforços e quais são as principais ações a serem implementadas para uma cultura de saúde na companhia.

Além disso, o mapeamento pode servir como uma forma de levar a equipe a refletir sobre o próprio comportamento. Isso porque existem hábitos que podem passar despercebidos para determinados profissionais, mas afetar a sua saúde como um todo. Durante o mapeamento, ele pode perceber esses elementos e, antes mesmo de qualquer ação da empresa, começar a trabalhar para modificá-los.

Quais são os benefícios do mapeamento da saúde?

O mapeamento da saúde traz uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Leia os itens e entenda agora as principais vantagens!

Melhoria da saúde dos colaboradores

O mapeamento da saúde dos funcionários faz parte de uma estratégia maior de implementação de uma cultura de saúde na empresa. Dessa forma, ele traz impactos positivos para o colaborador, permitindo que as condições físicas e psicológicas de todo o time de funcionários melhorem.

Aumenta a satisfação da equipe

Quando você investe em saúde, investe na equipe como um todo. Os funcionários percebem isso e, dessa forma, sentem-se mais valorizados. Isso é um dos fatores que pode aumentar os níveis de satisfação dos colaboradores com a empresa.

Reduz gastos para a empresa

Os gastos com colaboradores afastados devido a problemas de saúde são um dos grandes custos de um empreendimento. Com o mapeamento e a melhoria das condições de saúde da equipe, você é capaz de reduzir o índice de afastamento e absenteísmo, reduzindo também os gastos.

Potencializa os resultados

Colaboradores mais saudáveis, motivados e satisfeitos produzem mais. Isso significa que o mapeamento da saúde dos funcionários pode potencializar os resultados do negócio.

Como uma empresa especializada pode ser sua aliada no mapeamento da saúde dos funcionários?

Existem empresas especializadas em saúde dos trabalhadores. Elas lidam com diferentes companhias, como a sua, e trabalham para resolver problemas semelhantes aos seus.

Dessa forma, essas empresas podem ser grandes aliadas no mapeamento da saúde dos funcionários. Isso porque contam com colaboradores experientes e capacitados para realizar esse processo com eficiência.

Além disso, evita que os seus funcionários tenham que dedicar um tempo específico para tal atividade. Desa forma, os seus colaboradores podem continuar focados nas atividades diárias da empresa com a garantia que um mapeamento de qualidade será realizado na organização.

O mapeamento da saúde dos funcionários vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações. Essa ferramenta faz parte, como dito anteriormente, da criação de uma cultura de saúde dentro da empresa, melhorando as condições físicas e psicológicas do time de colaboradores. Além disso, traz uma série de benefícios, tanto para o funcionário quanto para o negócio. Portanto, ele pode ser um grande aliado na hora de criar um diferencial competitivo para a sua empresa e, com isso, destacar-se perante o mercado.

Então, que tal encontrar em contato com a Almanza agora mesmo? Aproveite e confira todas as soluções em saúde do trabalhador que temos para oferecer para o seu negócio!

Autor

Escreva um comentário

Share This