Produtividade humana: o que fazer para estimular em sua empresa.

Saber estimular a produtividade dos colaboradores é muito importante — afinal, assim eles podem obter bons resultados e atingir os objetivos organizacionais. Contudo, ainda é necessário medir o nível de entregas para avaliar se está adequado.

Existem muitas práticas que podem ser úteis para estimular e medir a produtividade. Entre elas estão o aprimoramento da comunicação dentro da companhia, o acompanhamento de métricas de desempenho e o investimento no bem-estar corporativo.

No post de hoje, vai conhecer algumas dicas para medir e estimular a produtividade dos colaboradores. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

Defina métricas de desempenho

Existem diversas métricas que podem indicar o grau de entregas de uma equipe, como seu nível de absenteísmo, tempo de produção, numero de ligações realizadas ou clientes atendidos. É preciso definir as mais adequadas para a sua empresa.

Muitas delas são definidas pelo sistema gerencial da empresa ou, ainda, com base nos relatórios dos gerentes. Assim, é possível ficar sempre atualizado, monitorando e analisando o desempenho das equipes.

Tenha metas bem-estruturadas

Outro fator importante para medir e, ao mesmo tempo, estimular uma melhor performance, é o estabelecimento de metas. Elas funcionam como uma bússola, indicando o melhor caminho a ser seguido pelos colaboradores.

Contudo, devem-se criar boas metas. Para isso, é cada vez mais comum usar o conceito SMART: trata-se de um acrônimo de cinco palavras para indicar que as metas adequadas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.

Melhore a comunicação interna

Parte da produtividade de um profissional depende diretamente da fluidez dos processos existentes. Logo, se eles estão travados, especialmente por falta de comunicação, é praticamente impossível otimizar o desempenho.

Existem dois principais passos para melhorar a comunicação. Primeiramente, implemente canais de comunicação adequados, como intranet ou aplicativos móveis. Depois, eduque a equipe e estimule-a a usar as ferramentas.

Estabeleça recompensas desejadas

Sem dúvida, boas recompensas estimulam o empenho dos profissionais, assim como aumentam a produtividade. Contudo, deve-se conhecer os profissionais e entender quais recompensas são adequadas. Além das financeiras, já muito conhecidas, é possível oferecer um dia de folga remunerado, uma vaga exclusiva na garagem ou um almoço com o CEO. Seja inovador!

Invista no bem-estar corporativo

De acordo com uma pesquisa da Sodexo, empresas que investem em bem-estar são, em média, 86% mais produtivas e 70% mais rentáveis. E essa é apenas um dos muitos estudos que revelam a importância da qualidade de vida na empresa.

Para otimizar o bem-estar, é preciso investir na saúde corporativa, na ergonomia dos móveis, em segurança no trabalho e em benefícios complementares. Logo, os profissionais se sentirão mais valorizados, seguros e motivados.

Fica fácil perceber que é possível medir e estimular a produtividade dos colaboradores com medidas práticas. Então, tenha boas métricas e metas, melhore a comunicação, estabeleça recompensas e, o mais importante, invista na saúde e na qualidade de vida dentro do estabelecimento. Todos serão beneficiados!

Gostou deste conteúdo? Está pronto para medir e estimular a produtividade dos colaboradores? Aproveite, então, para ficar sempre por dentro das novidades. Siga-nos no Facebook e no LinkedIn. Vamos lá!

Autor

Escreva um comentário

Share This