Bem estar corporativo: veja como implementar essa iniciativa.

Hoje em dia, fica cada vez mais evidente que garantir o bem-estar dos funcionários de uma empresa é fundamental para promover a motivação e o engajamento da equipe de trabalho, aumentando a produtividade e o crescimento do negócio.

Contudo, muitos gestores ainda ficam em dúvida sobre o papel do RH nesse processo e sobre quais ações podem ser implementadas para consolidar um ambiente organizacional positivo e acolhedor a curto, médio e longo prazo.

No post de hoje, você vai conhecer quais são as principais ações necessárias para favorecer o bem-estar corporativo e entender qual é a importância do assunto perante os desafios do mercado atual.

Confira e esclareça suas dúvidas!

Conheça o papel do RH no bem-estar corporativo

Quando se fala em bem-estar corporativo é inevitável pensar no papel do RH diante de todas as demandas relacionadas ao ambiente organizacional e à qualidade de vida das pessoas que atuam naquele espaço.

De fato, o RH é o setor responsável por coordenar todos os processos que que visam o bem-estar dos funcionários de uma empresa, promovendo a motivação e o engajamento das equipes.

É papel do RH implementar iniciativas sempre de forma alinhada com todos os outros departamentos da organização, especialmente com a área de saúde e segurança do trabalho.

Para isso, é preciso adotar boas ferramentas de avaliação, que possam identificar a eficácia das ações, quantificando os resultados alcançados, apontando os ajustes necessários e destacando os ganhos promovidos.

Sendo assim, a avaliação deve focar em questões essenciais, tais como a produtividade ou a redução de custos em RH. Além disso, o monitoramento deve ser capaz de mensurar os níveis da produção antes e depois da adoção de tais práticas.

Outro aspecto fundamental relacionado ao papel do RH nas ações para garantir o bem-estar dos funcionários de uma empresa é a gestão de benefícios. Você entenderá melhor esse assunto no próximo tópico, vamos lá?

Saiba como a gestão de benefícios e o bem-estar corporativo estão interligados

A qualidade do ambiente organizacional depende, também, de alguns aspectos que não estão diretamente relacionados ao espaço da empresa propriamente dito, mas que perpassam a totalidade de ações necessárias para promover a saúde dos colaboradores de maneira integral.

Nesse cenário, o bem-estar corporativo é influenciado pela oferta de benefícios como:

  • plano de saúde;
  • vale-transporte;
  • vale-alimentação ou refeição;
  • ajuda de custo para estacionamento;
  • vale-cultura;
  • política de descontos em academias de ginástica ou livrarias.

Cada empresa deve avaliar as necessidades de seu time e as possibilidades do negócio, alinhando as expectativas e esclarecendo as vantagens dos benefícios oferecidos para a manutenção da saúde e do ânimo para o trabalho.

No entanto, os processos delineados para garantir o bem-estar dos funcionários de uma empresa vão muito além dos benefícios oferecidos, dependendo de um planejamento bem executado para promover o sucesso de todas as iniciativas propostas. É sobre essa questão que falaremos agora!

Descubra ações eficazes para garantir o bem-estar dos funcionários de uma empresa

O sucesso de todas as ações propostas no intuito de garantir o bem-estar dos funcionários depende diretamente de um bom planejamento estratégico. Por este motivo, o setor de RH deve trabalhar sempre em conjunto com a gestão de saúde ocupacional.

Entre as iniciativas capazes de promover o bem-estar corporativo, destacam-se:

  • a pesquisa de clima organizacional, que possibilita o conhecimento da eficácia de todas as ações planejadas pelo RH;
  • as palestras e as campanhas para promoção da qualidade de vida e da saúde no ambiente de trabalho;
  • as ações de combate ao estresse e às doenças ocupacionais, tais como a ginástica laboral e as técnicas de relaxamento ou meditação;
  • e a estruturação de um serviço médico especializado, capaz de oferecer suporte aos colaboradores dentro e fora da empresa.

Os processos para motivar os colaboradores e cultivar um ambiente organizacional saudável devem ser estruturados de forma coordenada e com objetivos claros, assim como os indicadores que servirão de base para a avaliação de todas as iniciativas.

Dessa forma, os gestores de RH devem investir na excelência de suas práticas, implementando uma metodologia que seja capaz de demonstrar os ganhos que o bem-estar corporativo trazem para a empresa.

Essa postura ajuda a reforçar a importância estratégica do bem-estar corporativo para as empresas na atualidade, tal como explicaremos agora, na última seção do nosso artigo.

Entenda a importância do bem-estar corporativo para o sucesso do negócio

O mercado atual, cada vez mais dinâmico e competitivo, oferece uma série de desafios diários para os negócios, independentemente do seu porte ou segmento.

Para reduzir custos sem comprometer a produtividade, as empresas precisam contar com o desempenho qualificado da equipe de trabalho, que deve estar atenta a todos os fatores que contribuem para a satisfação dos clientes e para a construção de uma imagem organizacional positiva.

Nesse sentido, garantir o bem-estar dos funcionários de uma empresa se tornou uma questão de enorme importância estratégica. Afinal, o ambiente organizacional e a forma com que as pessoas se relacionam nesse espaço tem influência direta sobre o desempenho da equipe.

Embora muitas empresas ainda insistam em enxergar o bem-estar corporativo apenas como um benefício concedido, é necessário adotar um olhar mais estratégico quanto a essa questão.

É preciso deixar claro que o investimento na qualidade de vida do funcionário oferece um retorno muito grande para o negócio, inclusive sob o ponto de vista financeiro.

Um colaborador saudável, motivado e feliz produz mais, sofre menos com problemas como estresse ou depressão e, assim, tem chances bem menores de faltar ao trabalho, atenuando o impacto negativo  que o absenteísmo traz para a empresa.

Com uma equipe cada vez mais engajada e satisfeita, as corporações podem alcançar melhores resultados e cumprir com todos os seus objetivos, destacando-se da concorrência e conquistando um lugar de destaque no mercado.

Não há dúvidas de que o RH tem um papel fundamental na qualidade de vida dos colaboradores, participando das ações para assegurar a qualidade de vida dos colaboradores.

Quer saber mais sobre esse assunto ou conferir mais dicas para otimizar a gestão de saúde corporativa da sua empresa? Então assine nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos que irão te ajudar a alavancar a vantagem competitiva do seu negócio!

Autor

Escreva um comentário

Share This