7 maneiras de valorizar o funcionário e aumentar sua qualidade de vida - Blog da Gisc - Gestão de saúde corporativa

O sucesso de toda empresa é resultado do trabalho das pessoas que a constituem — o chamado patrimônio humano. E pessoas, por natureza, precisam sentir-se reconhecidas pelo que fazem, não importa o salário que recebam. Assim, valorizar funcionário deve ser item obrigatório na gestão de uma empresa em ascensão.

Colaboradores motivados e com elevada autoestima são capazes de produzir mais e melhor. Mas, para isso, precisam sentir-se valorizados, assim como dispor da qualidade de vida necessária ao seu bom desempenho.

Conheça 7 maneiras de valorizar sua equipe e descubra como os resultados podem ser benéficos para todos.

1. Dar feedback

Uma das maiores forças que trabalham pela motivação de um grupo é o reconhecimento. Essa simples postura de uma liderança efetiva consiste em reconhecer, sobretudo, a existência do colaborador como tal.

Não se trata apenas de elogiar um sucesso alcançado, mas de valorizar o pertencimento à equipe e o trabalho desenvolvido, tanto quanto os grandes resultados obtidos. E, nesse sentido, dar feedback para os colaboradores constitui o reconhecimento de que são um time e, como tal, devem estar sempre informados daquilo que estão construindo dentro da empresa.

Considere, no entanto, a estratégia mais adequada para esse feedback — em especial, quando não se tratar de boas notícias. Assim, avalie o momento e o local para fazê-lo, mas mantenha sua equipe informada.

2. Oferecer benefícios empresariais

Um elenco de benefícios atrativos para os colaboradores pode ser mais significativo para a fidelização de talentos do que o próprio salário. Por exemplo, leve em conta a importância para os funcionários e para o clima organizacional de uma oferta de benefícios como:

Na verdade, essa é a forma mais efetiva de reconhecimento e de valorização do colaborador. Além disso, um plano de benefícios consistente se transforma em um instrumento capaz de consolidar qualidade de vida para todos os beneficiados.

Outras iniciativas complementares podem aprimorar ainda mais o processo de valorização por meio de outros incentivos, como cestas básicas, viagens e flexibilização do horário de trabalho.

3. Dar voz aos funcionários

 Dar voz para a equipe é uma das formas mais imediatas de valorização de todos os colaboradores da organização. Para isso, crie rotinas nas quais todos sejam convidados a se manifestarem sobre assuntos diversos a eles pertinentes.

Peça ideias e sugestões para aprimoramento do trabalho ou para o alcance das metas estipuladas, e deixe claro de quem veio cada ideia ou sugestão. Faça a mesma coisa com relação ao ambiente organizacional, de modo a desenvolver um clima mais leve e cooperativo.

Assim, procure valorizar os aproveitamentos das ideias apresentadas que ocorrerem, mas incentive a contínua manifestação de todos. Deixe claro que essa participação é importante para a equipe e para a própria empresa, e não uma iniciativa pontual e isolada.

Dialogue com as pessoas, conte experiências e ouça os relatos de cada uma. Nesse sentido, dê especial atenção às manifestações individuais que ocorrerem — e crie um espaço para que isso aconteça, de fato.

4. Oferecer treinamentos para aperfeiçoar as habilidades

Para um colaborador em atividade, é importante perceber que está avançando em conhecimento e experiência, isso é, que não está estagnado no tempo. Por essa razão, ofereça oportunidades de aprimoramento por meio de treinamentos específicos e aproveite-os em novas atividades, sempre que possível.

A capacitação dos funcionários melhora a autoestima, a sensação de perspectiva e, quase sempre, resulta em melhor produtividade. Mas, com certeza, é uma boa maneira de valorizar a equipe.

Escolhendo frentes específicas onde existe demanda para a empresa, você pode facilmente alcançar os dois objetivos. Vale a pena gastar um tempo planejando essas oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento das habilidades dos funcionários.

5. Celebrar as conquistas

Alcançar metas anteriormente estabelecidas sempre deve ser comemorado. Além de atestar o reconhecimento pela conquista, essa atitude acrescenta valor ao resultado medido.

Mesmo as pequenas conquistas, quando são comemoradas, preparam o terreno para outros sucessos, porque estimulam novos desafios. É um ciclo que se retroalimenta.

Ao oferecer novos desafios, você mostra à sua equipe que confia na sua capacidade de realização — esse voto de confiança da liderança é um elo forte quando cultivado e faz a equipe se sentir valorizada.

Dessa forma, considere incorporar as celebrações das conquistas na rotina da empresa. Essas ocasiões se constituirão em uma ótima oportunidade para manifestações de agradecimento pelos esforços empreendidos e para consolidar o bem-estar corporativo.

6. Envolver os colaboradores na tomada de decisão

Uma forma do gestor demonstrar confiança em relação à sua equipe é fazer com que ela se envolva nos momentos de decisão. Não se trata apenas de dividir responsabilidades, mas de confirmar a confiança que ele deposita em seu time.

Assim, pedir a opinião ou solicitar que se dê uma olhada em alguma questão que pretende resolver denota reconhecimento no valor dos demais. Atitudes dessa natureza, quando corriqueiras, aumentam o entrosamento e a sensação de valorização.

Para o gestor, existem algumas vantagens de se adotar essa postura: mais cabeças pensando sobre o mesmo problema. Com isso, ganha-se tempo, e boas ideias podem ser aproveitadas.

7. Mostrar confiança na equipe

O voto de confiança dado pelo gestor à sua equipe, como visto antes, é um forte agente de valorização. Essa atitude, no entanto, pode ter resultados ainda mais intensos quando os membros da equipe são procurados individualmente.

Nesse sentido, conversar separadamente com cada um e reconhecer as habilidades pessoais é uma boa prática. Delegar atribuições nessa hora, em razão das próprias virtudes ou qualidades que o colaborador apresenta, pode trazer gratas surpresas.

Lembre-se que a confiança individualizada valoriza ainda mais o funcionário — é um reforço dado em cada tijolo da construção.

Além dessas iniciativas, leve em conta a importância de respeitar o horário livre do funcionário. Evite, a todo custo, ocupar um colaborador nos seus horários de descanso. Esse respeito também é uma grande demonstração de valorização de sua equipe.

Com essas dicas, você pode avaliar as possibilidades de valorizar funcionário, fortalecer a equipe e, junto com os demais, colher os frutos.

Gostou deste post? Então, você vai querer conhecer os seguros essenciais para os funcionários de sua empresa!

Autor

Escreva um comentário

Share This